Acidentes, desastres da natureza e experiências traumáticas  fazem parte da vida humana desde sempre. Este artigo oferece mais detalhes sobre a Superação de Acidentes e Traumas1, procedimento de consultoria pessoal profunda que usa capacidades cerebrais que só recentemente a neurociência vem explorando para aliviar efeitos mentais, emocionais e até físicos de acontecimentos trágicos.

Se você já passou por um acidente, desastre, fatalidade, catástrofe ou um trauma, seja pequeno ou de grande porte, sabe que eles podem trazer danos físicos à integridade pessoal e danos emocionais. Desde um simples machucado, lesão ou contusão, até traumatismos, fraturas e situações das mais complexas, os acidentes trazem desconfortos e consequências sobre sua qualidade de vida. Experiências emocionalmente traumáticas podem alterar rumos da sua vida e deixar marcas dolorosas. O acidente de um atleta às vésperas de um torneio pode ser mais danoso e doloroso que de uma pessoa comum, que mesmo muito machucada, não está perdendo sua grande chance. Acidentes e traumas, sejam brandos ou severos, podem mudar ou interromper o fluxo de sua vida e mesmo de sua família inteira.

Acidentes e traumas mudam o fluxo da vida e trazem desajustes no equilíbrio pessoal.

Seu cérebro está continuamente enviando mensagens complexas para seu corpo e sua mente. Seu papel é ajudar seu corpo e mente a se ajustarem aos acontecimentos presentes e antecipem eventos futuros. O cérebro “sabe” quando o corpo e a mente estão machucados por acontecimentos que não são comuns no fluxo normal da vida. É como se passasse a existir “algo estranho” que requer a atenção e ações muito especiais. Simplificadamente, o cérebro faz coisas como o seguinte:

  • Ativa seu sistema imunológico para que você se defenda de eventuais micro-organismos estranhos que contaminem seu corpo;
  • Acessa o “banco de dados” e as “informações” internas sobre sua saúde perfeita para usar como referência para a restauração do corpo em equilíbrio saudável;
  • Envia mensagens para a recuperação dos tecidos danificados;
  • Desenvolve reações mentais e emocionais de acordo com o acontecimento e com a resiliência emocional pessoal;
  • Faz a manutenção do estado de vida e da saúde em acordo com os itens acima.

Para atuar na recuperação da saúde, seu cérebro é ativado, em parte, pela memória do acontecimento trágico. Assim os mecanismos de restauração podem agir para o retorno ao estado de saúde física e mental. A memória de um desastre ou trauma contem a lembrança do acontecimento e inclui registros sutis de imagens rápidas, de pensamentos relâmpagos e de reações corporais e emocionais minúsculas. A maior parte disso está fora do seu conhecimento consciente.

Seu cérebro mantém ativa a memória de um acidente, mesmo com as poucas lembranças que alguém possa ter. Assim ele se mantém reagindo ao acidente. Uma pessoa com fobia de serpentes vai reagir de maneira semelhante diante de uma serpente real ou simplesmente pensando sobre ela. Se você não gosta de alguém, você terá reações semelhantes de aversão diante da própria pessoa ou diante de apenas seu pensamento sobre ela. Seu cérebro não sabe a diferença entre a realidade concreta  e a realidade virtual dos pensamentos, mesmo inconscientes. Ele reage às duas de maneira similar. Isso significa que seu cérebro, com os registros mentais do acidente, vai continuar a reagindo a ele. Em condições normais, você sabe que a atualização do cérebro geralmente é lenta. Ela vai se dar à medida em que, pouco a pouco, o tempo vai distanciando o acontecimento e os processos curativos vão atuando.

A Superação de Acidentes e Traumas vai acelerar o processo de atualização do seu cérebro. Vai atuar de um modo direto e muito rapidamente na estrutura neurológica e inconsciente que guarda o fato ocorrido. Seu cérebro vai perder as referências do que aconteceu. Com isso ele ativará os processos de cura física e emocional mais rapidamente, com a neutralização dos efeitos do acidente ou trauma e com a suavização das sua sequelas. O efeito na sua vida será seu retorno muito mais rápido às atividades normais e a ausência do impacto das lembranças desagradáveis que usualmente permanecem.

Embora você se lembre dele, seu cérebro desconhecerá a existência do acidente.

O potencial das possibilidades ilimitadas de seu cérebro poderá surpreendê-lo com a velocidade com que você retorna às suas atividades e ao equilíbrio emocional, mesmo sabendo do que aconteceu. Algumas pessoas se espantam com facilidades motoras que estariam sendo desafiantes ou com o bem estar emocional não esperado diante do ocorrido. Você poderá ainda perceber um futuro em que o acidente ou trauma passado parecerá não ter acontecido.


1 Superação de Acidentes é metodologia original desenvolvida por George Szenészi.